A gerente de operações da Pinho, Maria Cheng, realizou duas viagens empresariais recentemente, uma a Toronto, no Canadá, e outra a Honk Kong, na China. O motivo foi alinhar as operações entre a Pinho e suas empresas parceiras no exterior e conhecer suas instalações.
No Canadá, Cheng realizou reuniões com a Sra. Catherine, da Hecny South America, empresa de transporte aéreo, marítimo e terrestre, nas quais pôde obter mais informações sobre o modus operandi externo. Já na China, a gerente da Pinho esteve em contato com o Sr. Paul Cheung, diretor da empresa de logística Alpha Logistics, e os membros da IFB International Freightbridge Limited, líder em expedição de mercadorias no leste europeu, Jack Han, gerente regional da América Latina, e sua equipe, Jasmine, Janice e John, além da gerente geral, Joyce Gu. Na pauta, o comportamento dos mercados orientais e ocidentais e o impacto das oscilações nos negócios.
Ainda na China, Cheng encontrou-se com os fornecedores da Intelbras. “Nossa participação na reunião foi contemplativa e, de certa forma, orientativa, na medida em que os fornecedores chineses necessitassem de esclarecimento pontual sobre a forma de operação no Brasil”, explica.
As missões ao exterior da gerente de operações renderão vantagens na condução das negociações futuras, além de caracterizarem uma importante experiência profissional. “Viagens são sempre benéficas, pois proporcionam aproximação e conhecimento de culturas diferentes da nossa, e certamente facilitam a condução da operação. Os benefícios não ocorrem meramente no âmbito profissional. O lado pessoal é enriquecido pelo contato com estas pessoas que só conhecíamos virtualmente”, pontua.