segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pinho estreita os laços com empresas parceiras no exterior

A gerente de operações da Pinho, Maria Cheng, realizou duas viagens empresariais recentemente, uma a Toronto, no Canadá, e outra a Honk Kong, na China. O motivo foi alinhar as operações entre a Pinho e suas empresas parceiras no exterior e conhecer suas instalações.

No Canadá, Cheng realizou reuniões com a Sra. Catherine, da Hecny South America, empresa de transporte aéreo, marítimo e terrestre, nas quais pôde obter mais informações sobre o modus operandi externo. Já na China, a gerente da Pinho esteve em contato com o Sr. Paul Cheung, diretor da empresa de logística Alpha Logistics, e os membros da IFB International Freightbridge Limited, líder em expedição de mercadorias no leste europeu, Jack Han, gerente regional da América Latina, e sua equipe, Jasmine, Janice e John, além da gerente geral, Joyce Gu. Na pauta, o comportamento dos mercados orientais e ocidentais e o impacto das oscilações nos negócios.

Ainda na China, Cheng encontrou-se com os fornecedores da Intelbras. “Nossa participação na reunião foi contemplativa e, de certa forma, orientativa, na medida em que os fornecedores chineses necessitassem de esclarecimento pontual sobre a forma de operação no Brasil”, explica.

As missões ao exterior da gerente de operações renderão vantagens na condução das negociações futuras, além de caracterizarem uma importante experiência profissional. “Viagens são sempre benéficas, pois proporcionam aproximação e conhecimento de culturas diferentes da nossa, e certamente facilitam a condução da operação. Os benefícios não ocorrem meramente no âmbito profissional. O lado pessoal é enriquecido pelo contato com estas pessoas que só conhecíamos virtualmente”, pontua. 

A Pinho esteve na Copygraf

Em visita à Copygraf, o consultor da Pinho, Paulo Bach, fechou com o presidente da gráfica, Sr. Sidney Paciornik, o desembaraço de importação de um equipamento para a atualização e modernização de seu parque gráfico. Somada a outras ações da empresa, como treinamentos constantes da equipe e uma ideologia implantada com o foco no cliente, a chegada da máquina coloca a Copygraf como uma das referências em seu segmento, com produtos com alto nível de qualidade.

A Pinho esteve na Indumetal

Em 17 de outubro, o consultor da Pinho, Paulo Bach, foi à Indumetal para realizar uma reunião com o responsável pelo departamento de compras, Sr. Rogério. As negociações resultaram em um acordo para a importação de peças de manutenção vindas da Alemanha, com chegada pelo porto de Itajaí, para as quais a Pinho realizará o desembaraço fiscal. A Indumetal é uma empresa que desenvolve e produz  equipamentos para supermercados, farmácias, padarias, lojas de conveniência, material de construção, entre outras. Oferece uma variada linha de produtos, de gôndolas  a expositores e balcões refrigerados.

Pinho vai à Feira de Cantão, na China

Consultor da empresa marca presença em um dos mais tradicionais eventos de importação e exportação chineses

O consultor da Pinho que atende a região dos Campos Gerais do Paraná, Emerson Garcia, participou da 109ª Feira de Importação e Exportação da China (também conhecida por Feira de Cantão), realizada de 23 a 27 de outubro. Sua presença no evento teve por objetivos a ampliação da rede corporativa de relacionamentos e a atualização sobre as novas modalidades do segmento.

A Feira de Cantão é realizada há mais de 50 anos e é caracterizada por apresentar o que há de mais novo no segmento de comércio exterior.  Delegações internacionais, incluindo companhias externas de comércio, fábricas, instituições de investigação científica, companhias com investimento externo parcial e total, além de companhias privadas, participaram da feira. A presença de Emerson no evento reafirma o carácter de vanguarda da Pinho, colocando-se sempre à frente no mercado de logística e atenta às novidades da área.

Colaboradores da Pinho realizam visita ao Aeroporto Afonso Pena

Muitas das operações para as quais a Pinho realiza o desembaraço fiscal ocorrem no Aeroporto Afonso Pena. Para possibilitar um conhecimento maior sobre como cada etapa dos processos é realizada, os colaboradores da empresa realizaram um passeio pelo aeroporto e conheceram o interior do novo avião cargueiro da Rio Linhas Aéreas. A visita foi de grande valia para os participantes, que puderam vivenciar como funcionam as operações de comércio exterior, além de aprender peculiaridades sobre a parte operacional do aeroporto. Ao fim do passeio, foi sorteado para os participantes um brinde, uma miniatura do avião cargueiro.


A Pinho agradece a participação de todos os colaboradores que puderam ir à visita!

Pinho realizará o desembaraço fiscal para a Perfecta Curitiba

Em recente reunião entre o Sr. Ismael Nadin, da área de compras da Perfecta Curitiba, e o consultor da Pinho, Ronald Muto, foi definido que a operadora logística realizará o desembaraço fiscal para a importação de fogões industriais para a empresa, em operações a serem realizadas no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. A Perfecta Curitiba atua no mercado desenvolvendo equipamentos nas áreas de panificação e confeitaria, Food Service e Divisão Soja, sendo líder do segmento no mercado nacional e a maior empresa do ramo na América Latina. 

Importação de equipamento da ATP Gráfica terá auxílio da Pinho

A ATP Gráfica e Editora está importando de Hamburgo, na Alemanha, mais um equipamento gráfico e, novamente, contará com os serviços da Pinho para a realização do desembaraço fiscal. A negociação para a operação, a ser realizada no Porto de Paranaguá, foi fechada em reunião entre o consultor da Pinho, Paulo Bach, e o sócio-proprietário da gráfica, Thiago Ferreira, que acompanha o processo.

Câmara aprova incentivos à indústria para estimular exportações

O Plenário aprovou a Medida Provisória (MP) 540/11, que concede vários incentivos fiscais para a indústria nacional com o objetivo de aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior. Aprovada na forma do projeto de lei de conversão do relator, deputado Renato Molling (PP-RS), a matéria será analisada ainda pelo Senado.

A iniciativa faz parte do plano Brasil Maior, lançado em agosto, e os incentivos para vários setores da economia terão impacto de cerca de R$ 2,4 bilhões em 2011 e de R$ 15,3 bilhões em 2012. Parte da compensação de receita virá da arrecadação do IOF sobre empréstimos (Decreto 7.458/11) e do aumento de tributos para cigarros, previsto na própria MP.

Expediente:

“Pinho Blogger” é uma publicação quinzenal da Pinho International Logistics
Coordenação: Juliana Krieser
Jornalista responsável: Laura Fagundes DRT/RS 11018 | Redação: Jeferson Fracaro | Colaboração: Rosimeri de Oliveira
Layout e diagramação: Crânios Comunicação

sábado, 15 de outubro de 2011

Pinho a caminho da certificação ISO 9001:2008

Neste mês de outubro, a Pinho deu os primeiros passos para a migração do Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008. No dia 6, 14 e 17, os colaboradores da empresa participaram do treinamento de Auditor Líder da Qualidade, que teve por objetivo prover a todos o entendimento do sistema e conhecimento dos requisitos da norma.

Segundo a colaboradora Elaine dos Santos, a migração do sistema vem para somar às normas já existentes na Pinho. “Acho muito interessante aprendermos mais sobre a ISO 9001:2008. Assim, podemos olhar de uma forma diferente sobre os procedimentos e fazer sugestões já com conhecimento da regra. Logo no primeiro dia do curso identifiquei algumas normas que a empresa já cumpre e outros pontos em que podemos melhorar”.


Entre as vantagens da certificação está a possibilidade de demonstrar o compromisso da Pinho com a qualidade e satisfação do cliente, bem como o seu comprometimento com a melhoria contínua de seus sistemas.

Pinho visita Dixie Toga

Ronald Muto e Maria Cheng, consultor comercial e gerente Operacional da Pinho, respectivamente, visitaram a Dixie Toga, uma das maiores fabricantes de embalagens da América Latina, no último dia 23 de agosto. Em contato com os representantes da Dixie Toga, Uilson Trojano, Edvaldo Novaes, Claudia Feracin e Leandro Vivaldini, foi firmada uma parceria para a importação e exportação de polímeros e papel, com o desembaraço fiscal realizado no Porto de Paranaguá.

Representantes da Poly América visitam a Pinho


Em 21 de setembro estiveram na Pinho os representantes da Poly América, Mauro Thomas e Rafael. Em reunião com a advogada Dra. Conceição Moura e com o vice-presidente da Pinho, Sávio Ferreira de Souza, foram discutidos assuntos referentes à contribuição da empresa para o PIS/COFINS-importação. Especializada na comercialização de lonas flexíveis, a Poly América importa produtos com regularidade e, por isso, é detentora de considerável crédito perante a Receita Federal.

Lojas 5 Irmãos na sede da Pinho


Com o interesse de importar produtos da China e do Chile, o Sr. João, das Lojas 5 Irmãos, esteve na Pinho para uma reunião com o consultor comercial Ronald Muto. As Lojas 5 Irmãos atuam no ramo de varejo, nos segmentos de roupas, calçados, móveis, eletro, eletrônicos, brinquedos, utilidades domésticas e cama mesa banho. 

Colaboradores realizam treinamento de saída de emergência


A fim de assegurar a segurança de seus colaboradores e precaver-se no caso de um incêndio, a Pinho instalou uma porta corta-fogo. Para a utilização ordenada da saída de emergência no caso de uma situação de risco, alguns funcionários participaram de um treinamento, realizado em 28 de setembro. O exercício teve por objetivo orientar sobre a conduta correta no momento do incêndio e mostrar que, mesmo em uma ocasião alarmante, é preciso racionalizar e agir com calma.

A Pinho agradece àqueles que participaram no treinamento!

Pinho fará visita ao Aeroporto Afonso Pena

Os colaboradores da Pinho realizarão, no dia 22 de outubro, uma visita ao Aeroporto Afonso Pena. Essa é mais uma ação voltada ao desenvolvimento humano, pessoal e profissional dos funcionários da empresa –que já promoveu eventos similares no Terminal de Contêineres do Paraná e na Usina de Reciclagem de Curitiba.

Os participantes do passeio terão a oportunidade de conhecer as instalações da Rio Linhas Aéreas, bem como o novo avião cargueiro da frota da empresa. Conforme disponibilidade da Infraero, será realizado também um tour pelo Aeroporto Afonso Pena.

Solicitamos que os interessados enviem as confirmações de participação para a Rosimeri, através do e-mail: rosimeri.oliveira@pinho.com.br.

Demais informações podem ser obtidas através do mesmo e-mail ou pelo ramal 4302. O evento se restringe aos colaboradores Pinho.

Pinho realizará o desembaraço de importação para a Cavitool


No dia 4 de outubro, a Pinho recebeu em suas instalações Mario Lofendolk e Welington Pereira, da Cavitool, companhia com vasta experiência em automação para a indústria plástica. Em contato com o consultor comercial Ronald Muto, foi fechada uma parceria para futuros desembaraços de importação, a serem feitos pela Pinho, em operações no Aeroporto Afonso Pena

Cafés especiais estimulam consumo e exportações

O consumo de café deve movimentar R$ 7 bilhões no Brasil em 2011 – 16% acima do verificado no ano passado. Este crescimento é estimulado pela tendência que os produtores e comerciantes da bebida confirmam: a valorização de grãos de alta qualidade aquece o mercado interno e também as exportações. "Café é a bebida da década", justifica Natan Herszkowicz, o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), segundo a qual o consumo de café cresce em média 4% a cada ano. Mas, quando se fala em cafés especiais, esse crescimento fica entre 15% e 20%.

A Abic estima que há 3.500 cafeterias no Brasil, que escoam boa parte dos 19,1 milhões de sacas consumidas pela população (em 2010), o equivalente a cerca de 80 litros do produto final per capita. Nos mercados mundiais do grão o consumo também sobe. As exportações do país devem ficar em 33 milhões de toneladas em 2011, o mesmo volume de 2010, com faturamento acima de US$ 8,9 bilhões, aumento de 59%.

Fonte: NewsComex

Expediente

“Pinho Blogger” é uma publicação quinzenal da Pinho International Logistics
Coordenação: Juliana Krieser
Jornalista responsável: Laura Fagundes DRT/RS 11018 | Redação: Jeferson Fracaro | Colaboração: Rosimeri de Oliveira
Layout e diagramação: Crânios Comunicação

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pinho tem novo folder institucional

Objetivo e completo. Assim pode ser definido o novo folder da Pinho. Criado com a intenção de apresentar a empresa, seus valores e serviços, o material será amplamente usado no atendimento a clientes, reuniões e visitas feitas por nossos consultores. Nele constam os diferenciais da Pinho, como o Portal do Cliente e outros sistemas. Entre eles estão o PI-AED para o acompanhamento eletrônico de despachos; o publicador automático de documentos PI Publisher e o Sistema de Auditoria de Numerário, programa usado para a leitura de dados que compõem o adiantamento de numerário. O conteúdo do folder é formado também pela Missão, Visão e Valores da Pinho, para que o interessado conheça mais sobre os nossos objetivos, aquilo que prezamos, programas ambientais e projetos que desenvolvemos.

Produção do Manual do Colaborador da Pinho em fase final

O Manual do Colaborador da Pinho está quase pronto. O material, além de apresentar a empresa, proporcionará uma orientação completa aos recém- contratados acerca de sua conduta dentro do ambiente corporativo. Os assuntos foram divididos em tópicos como: Sua Importância para Nós, Missão, Visão e Valores, Política de Qualidade, Organograma da Empresa, Prerrogativas e Incumbências, Comunicação, entre outros. O manual auxiliará o colaboradora integrar-se à equipe mais rapidamente e a entender as normas e práticas internas.

Esteve na Pinho a Mineiro Motos

Elizebete de Carvalho Arruda e Ivair Arruda
Em 21 de setembro, Ivair Arruda e sua esposa Elizabete de Carvalho Arruda, da empresa especializada em motos e scooters Mineiro Motos, estiveram na Pinho. Durante reunião, foi negociada junto ao consultor da Pinho, Paulo Bach, a realização do desembaraço de importação para peças vindas da China para a unidade de Curitiba da empresa. 

Esteve na Pinho a Max Trading

Paulo Bach, Andre Luiz Poças de Azevedo e Rosimeri de Oliveira

A Pinho recebeu, no dia 23 de setembro, a visita do sócio da Max Trading, Andre Luiz Poças de Azevedo. Conduzido pelo consultor Paulo Bach, ele conheceu a estrutura da Pinho e os colaboradores que cuidam das operações de desembaraço da Max Trading, que importa máquinas para impressão vindas da Alemanha.

A Pinho esteve na Ferragens Negrão

Parceira da Pinho desde 2009, a Ferragens Negrão fechou mais um acordo com a operadora logística para a exportação de ferramentas. A negociação foi concluída durante uma visita feita pelo consultor da Pinho, Paulo Bach, à empresa, em reunião com o representante da Ferragens Negrão, Sandro Meller. Com mais de 40 anos de história, a Ferragens Negrão é considerada hoje referência de qualidade no mercado de distribuição de materiais de construção.

Futebol da Pinho

Mais saúde e interação entre os colaboradores

As partidas de futebol realizadas pelos colaboradores da Pinho e seus familiares têm trazido muitos benefícios aos praticantes. Não só o condicionamento físico, fundamental para a manutenção da saúde, mas também o aspecto social é favorecido pelo esporte. “Considero a atividade uma verdadeira integração da empresa com os funcionários. Com os jogos de futebol, podemos conhecer um pouco mais os nossos colegas fora do ambiente de trabalho”, afirma Paulo Thiago, da Importação.  


Já no que diz respeito à parte física, Paulo acredita que o esporte proporcionou uma oportunidade a mais para movimentar o corpo, combatendo assim uma rotina perigosa de pouca atividade. “O exercício físico é sempre bem-vindo para evitar o sedentarismo. No dia seguinte, muitos falam da dorzinha que fica, mas faz parte da brincadeira”, conta

Grupo Cequipel pretende utilizar o Porto de Santos para exportações


Cliente da Pinho para importações já há algum tempo, o Grupo Cequipel iniciou no mês de setembro suas exportações através do Porto de Santos. A Pinho realizará o desembaraço fiscal para os móveis destinados às empresas no exterior. O grupo Cequipel é hoje o maior fabricante de mobiliário escolar da América Latina, sendo também referência em alta qualidade na fabricação de móveis corporativos.

Pinho auxiliará a Vetore a exportar para unidades de fronteira

A Vetore, empresa que opera no setor de autopeças, industrializando e comercializando peças de reposição voltadas principalmente aos veículos de carga, contará mais uma vez com os serviços da Pinho. Cliente da operadora logística para importações, a Vetore exportará para as suas unidades de fronteira do Chuí e de Foz do Iguaçu, operações nas quais a Pinho realizará o desembaraço fiscal. O acordo foi fechado entre o representante da Vetore, Gustavo Aquino, e o consultor da Pinho, Ronald Muto. 

Produtora Frango a Gosto é destaque no Norte no Paraná


Localizada em Arapongas, no Norte do Paraná, a abatedora Frango a Gosto é uma das eminentes empresas da região, caracterizada por ser uma das maiores produtoras de frango do país. Cliente da Pinho, a Frango a Gosto oferece seus produtos inteiros e temperados, em bandejas, pacotes ou formas de armazenagens próprias para a exportação.
 
Segundo a gerente de exportação da Frango a Gosto, Maria Lúcia Valente da Silva, os principais países que importam da empresa são Japão e Hong Kong, além de outros situados no Oriente Médio e África. Já sobre o mercado nacional, ela salienta que o momento é bom. “Internamente a situação melhorou. Esteve ruim no primeiro semestre e, no segundo, houve uma recuperação, principalmente no quesito preço. Isso foi motivado por questões como o dólar baixo, as poucas exportações e os frigoríficos, que acabaram direcionando muita coisa para o mercado interno. Com a diminuição da oferta de produtos, o preço conseguiu subir”, afirma.  

Ainda de acordo com Maria, nesse segmento há uma grande aceitação dos produtos brasileiros no exterior. “Os clientes para os quais mais vendemos são os mesmos há anos. Certamente, novos aparecem, mas a maioria estão há muito tempo conosco. Por exemplo, no Japão o nosso cliente é o mesmo de oito anos atrás, quando iniciamos a exportação”, pontua.

A Frango a Gosto trabalha somente como a Pinho para a realização de seus desembaraços de exportação. A Pinho orgulha-se em contribuir com a história de sucesso de uma das mais prósperas empresa do Paraná.

Grupo de 40 empresas concentra 54% das exportações

De janeiro a agosto, 40 empresas foram responsáveis por 53,9% das exportações brasileiras, uma concentração que preocupa operadores de comércio exterior. Dos US$ 166,713 bilhões exportados no período, US$ 89,863 bilhões vieram de transações feitas por este grupo restrito de empresas, de acordo com números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Dados da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) dão conta de que no ano, até agosto, a lista completa de exportadores era composta por 17.005 empresas, o que significa dizer que 16.965 responderam pelos 46,1% restantes de todo o produto de exportação brasileiro, o equivalente a US$ 76,849 bilhões.

"Nos últimos anos o Brasil diversificou os mercados para os quais exporta, mas a pauta de exportação se concentrou em um grupo muito pequeno de empresas e, basicamente, sobre apenas quatro produtos", diz José Augusto de Castro, vice-presidente da AEB, referindo-se ao petróleo, minério de ferro, às carnes (bovina e de frango) e à soja. Esta concentração, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior (Abracex), Primo Roberto Segatto, tem muito a ver com o aumento dos preços das commodities no mercado externo nos últimos anos.

Segatto tem números mais recentes que os do MIDC mostrando que até a terceira semana de setembro as exportações de semimanufaturados no ano cresceram 43% em relação ao mesmo período do ano passado, puxadas por óleo de soja, aço, ouro, couros e peles, açúcar e celulose. Os embarques de produtos primários cresceram 38%, com destaque para fumo em folha, milho em grão, café, carnes de frango e bovina e petróleo. Já os manufaturados, compostos por veículos de passeio, aparelhos e máquinas de terraplenagem, autopeças e polímeros plásticos, cresceram apenas 14%. "Essa concentração é ruim porque desmonta a teoria da pulverização: é melhor, especialmente em momentos de crise, termos muitos que exportam pouco do que poucos que exportam muito", lamenta o presidente da Abracex.

Fonte: NewsComex

Expediente

“Pinho Blogger” é uma publicação quinzenal da Pinho International Logistics
Coordenação: Juliana Krieser
Jornalista responsável: Laura Fagundes DRT/RS 11018 | Redação: Jeferson Fracaro| Colaboração: Rosimeri de Oliveira
Layout e diagramação: Crânios Comunicação