Responsáveis por quase três quartos do volume total de carne de frango (in natura, salgada e industrializada) negociada pelo Brasil internacionalmente, os três estados da Região Sul ainda lideram, por ampla e talvez insuperável marca, as exportações do setor. Mas, no conjunto, vêm perdendo participação, como demonstra a comparação dos resultados obtidos em 2000 e 2010.
Nesses 10 anos, as exportações do Sul aumentaram 229%. Mesmo assim a Região teve sua participação reduzida em quase 28%, porquanto o volume total exportado pelo País aumentou 320%. E quem melhor ocupou o espaço deixado foi a Região Centro-Oeste – não porque despertasse para a exportação, mas porque empresas do Sul se instalaram na Região, principal fonte de matérias-primas do setor.
Ainda hoje a participação do Centro-Oeste se encontra muito aquém da registrada na Região Sul. Mas o simples aumento de participação de pouco mais de 2% em 2000 para quase 15% no ano passado (um incremento superior a 500%) foi alcançado graças à expansão de mais de 2.400% no volume exportado.
As demais Regiões (Sudeste, principalmente), aumentaram seus embarques nesse período em quase 1.500%. Com isso, a participação no total nacional aumentou pouco mais de 270%, passando de 3,11% em 2000 para 11,58% em 2010.
Fonte: Portal News Comex /Foto: Banco Imagens Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário